Do teu ombro vejo o mundo








Aliu baio, nasceu devo de um olho em 1994, na Guiné Bissau.
Com 4 anos de idade, encontrava-se no sul do país com os irmãos e os avós quando se iniciou uma guerra civil em Bissau.
Num dia como tantos, brincava com os irmãos na estrada de sempre quando veículos militares e soldados interpelaram a população local.
Assustado fugiu com os seus amigos e irmãos para um campo de plantação de caju onde acidentalmente feriu o olho que o permitia ver.
A guerra impediu que fosse prontamente assistido e por esse motivo o cuidado que necessitava foi sendo adiado ao mesmo tempo que ia perdendo totalmente a sua visão.
Quando recebeu assistência médica, nenhuma cirurgia resultou e foi aconselhado a procurar solução em Portugal. Essa solução acabou por não existir
Aliu Baio é invisual mas apesar disso a sua condição não o limita.
Do Teu Ombro Vejo o Mundo lembra-nos que dar forma física às imagens não está à disposição de todos, pelo menos da mesma maneira. O subtil ensaio de João Silva entra na intimidade de Aliu Baio para nos mostrar o poder da latência da representação e como à miníma nesga de oportunidade essa predisposição para a imagem encontra o seu caminho para se exibir.
É um trabalho que mostra o quotidiano de uma vida singular em conjunto e prescruta a vontade da imagem de Aliu, cujas imagens a cores são intercaladas com as de João Silva.
Trabalho vencedor dos NOVOS TALENTOS FNAC 2022
-Exposição "Do Teu Ombro Vejo o Mundo" - Narrativa Lisboa 2022